15 outubro 2009

O massacre da sociedade

Em nome da competitividade global, em nome de lucros rápidos e imensos, em nome da mostragem de boa gestão, o ser humano é capaz de tudo.

Isto é o que demonstra a actual situação da France Telecom, 3º maior operador de telemoveis da europa com lucros no ano transacto de 4 mil e 400 milhões de euros.

25 suicídios concretizados em 18 meses e 13 socorridos quando se preparavam para fazer o mesmo, são estes os resultados actuais da empresa.

A adoção de políticas de controlo cerrado dos funcionários,dos tempos de pausa, pressão sobre a produtividade, relações laborais desumanas, mudança de funções, incerteza do posto de trabalho ( despediram 22 mil trabalhadores entre 2006 e 2008 ) são as razões apontadas para esta tragédia.

Na verdade o gestor é muito bem pago para ser um cão de guarda, sem paixões, gelado, indiferente à realidade humana, enfim um animal selvagem.

Meditemos sobre este acontecimento e sobre estes gestores que mais tarde ou mais cedo levam as empresas à falência económica, pois a falência moral já habita no corpo de quem as dirige.

0 pensamentos:

Enviar um comentário