17 dezembro 2009

A escravatura dos trabalhadores

Nos dias que correm, parece-me que certos empresários estão esperançados no retrocesso do tempo para a era em que a escravatura era banal.
Isto tudo devido á proposta da APED para o aumento de 40 para 60 horas semanais dos trabalhadores de super e hipermercados, divididos em 12 horas diárias, sem pagamento como horas extraorínárias.

Com esta medida os trabalhadores, não só perderão 4 horas de descanso por dia, bem como têm que mudar toda uma rotina, como convivio com a familia ( jantar com a familia diariamente é quase o único momento em que se pode estar junto e saber dos problemas dos filhos, como escola,etc.), deixarão de poder ir buscar os seus filhos ( terão que os colocar em centros de estudo e terão mais gastos mensais),aumentará o desemprego ( se o horário diário está todo coberto, para quê contratar part-time), enfim, é mais uma maneira do trabalhador perder direitos e dos ditos empresários meterem mais dinheiro ao bolso, ainda por cima com os salários que são pagos. ( Nestas 4 horas os trabalhadores receberão mais 3,65€/ hora).

Mas no caso de trabalhar as tais 12 horas, o trabalhador estará ausente de sua casa, não 12 horas , mas pelo menos 14 horas ( sem contar com o tempo de deslocação) já que terá ( penso eu) direito a 1 hora de descanso por cada 5  trabalhadas, o que lhe dará uma pausa para almoçar e outra para jantar.

Será este o futuro que querem para o país e será também esta a melhoria de qualidade de vida dos trabalhadores portugueses.

Srs Empresários, se não querem saber das vossas famílias , deixem os trabalhadores decidirem se querem saber das suas ou não.

Ass: 15

4 pensamentos:

Genitrix disse...

é uma vergonha mesmo, e o que dizes é verdade, hoje em dia já temos pouco tempo para a familia e os amigos, a trabalhar assim, deixamos de ter vida pessoal

Lia disse...

é que não faz sentido nenhum! As pessoas têm direito a ter uma vida!

Olhos Dourados disse...

É uma vergonha. Eu passo 12h por dia fora de casa a trabalhar, imagino se trabalhasse mais 4h por dia...

MarKekas disse...

Que vergonha.. é o cúmulo da hipocrisia e da ignorância! Não há vida própria assim. É ir po trabalho, voltar pra casa e mal dá tempo pra comer, mijar e cagar antes de ir pra cama!! Estamos entregues à bixarada!..

Enviar um comentário