13 julho 2011

A europa e os raitings

Há muito que estava a pensar em falar sobre este tema, para explicar de forma fácil, como os investidores ganham o dinheiro de forma legal, agindo de uma maneira sem escrúpulos e penso que finalmente encontrei a solução.

 Isto das Agências de Rating e Cia é o maior roubo da historia da humanidade! Ainda por cima é legal!!!!

É muito simples de explicar!

1 - Imaginem que passam a ter à disposição fundos ilimitados (ou, pelo menos, de montante astronómico, como é o caso de vários fundos norte americanos)

2 - Primeiro têm que farejar onde está a caça (países ou empresas fragilizadas por razões macroeconómicas, excesso de divida publica, ou de gestão, mas que por si próprias, ou pela ajuda de terceiros, no fim do dia, terão grandes probabilidades de se aguentar).

3 - Construir fortes posições longas as activos (acções ou obrigações) dessas empresas ou países, que serão um investimento de longo prazo ou até à maturidade.

4 - Uma outra empresa do grupo, pede de empréstimo esses activos à empresa referida em 3, e vende-os no mercado, ficando esta com uma posição curta.

5 - De forma concertada as empresas de rating descem sucessivamente a notação desse país ou empresas, criando o pânico, o que faz com que o preço de mercado desses activos desça de forma vertiginosa, mais que não seja porque é sabido que o grosso dos detentores desses activos, estão impedidos de ter em carteira activos que estejam abaixo de um determinado nível, o que exerce uma pressão enorme na venda (sendo esta realidade mais expressiva quando se trate de pequenos países como é o caso de Portugal, Grécia e Irlanda).

Nesse altura, a empresa referida em 4, compra a "preço da chuva”os títulos que vendeu e "paga" o empréstimo à empresa referida em 3, a qual só tem que aguardar pela maturidade dos mesmos.

Digam, lá se é de mestre, ou não?????!!!!!!!!

Lideres europeus: Não acredito que ainda não tenham percebido isto!!!!!!!

Comprem português
!

0 pensamentos:

Enviar um comentário