O patrão disfarçado é um programa em que os presidentes de grandes empresas se juntam aos trabalhadores para fazerem o mesmo trabalho, sem estes saberem que estão a trabalhar com o patrão.
Fiquei surpreendido, pois os patrões podem ver o quanto custa cumprir os objectivos irracionais propostos por certas empresas, sendo que eles no terreno têm uma melhor consciência que há objectivos simplesmente impossíveis de um ser humano atingir.
Também conseguem descobrir que há funcionários que só pensam no final do mês estando-se a " marimbar " se a empresa dá ou não lucro, não fazendo o minimo exigido e esperando que algum dos seus colegas faça o trabalho de ambos.
O que interessa no meio deste programa é mesmo os presidentes de grandes companhias darem valor aqueles que tudo fazem para que a empresa ano após ano atinja os seus objectivos, e quando falo em reconhecer os funcionários não falo obrigatóriamente em aumentos salariais ou bonus em dinheiro, falo em algo como dirigir-se ao funcionário e dizer-lhe:
- Estás a fazer um bom trabalho, é de gente como tu que precisamos ou
- Tu és uma mais valia para a empresa.
São frases que custam pouco dizer , mas que são muito importantes para quem as houve, vindas de um superior, levantam o ego do funcionário que cada vez mais tentará fazer o melhor em prol da sua empresa, sim sua empresa, porque um funcionário que se preze acha que a empresa lhe pertence tanto como a qualquer accionista que nunca lá pôs os pés.
Bem que no nosso país gostaria de ver alguns presidentes fazerem isto, por exemplo
Vê-los num Sábado á tarde a servir fiambre aos clientes num hipermercado ou ver um deles numa qualquer bomba de gasolina ou ainda ver alguns a consertar cabos telefónicos, de electricidade, ou a fazer entregas durante a noite.
No nosso país um programa destes teria pouca aderência por parte dessas individualidades, é por isso que nos cingimos a " Big Brothers " ou mais recentemente à " Casa dos segredos "
Ass: 15
0 pensamentos:
Enviar um comentário