11 outubro 2009

Obama - O Nobel da Paz


Foi na Sexta-Feira, 09 de Outubro de 2009, que mais uma vez o Comité do Nobel da Paz, sediado na Noruega , anunciou quem mais contribuiu para a paz.
Este ano o prémio recaiu em Barack Obama, actual Presidente dos E.U.A.

Antes de me pronunciar sobre esta atribuição, pretendo recordar que desde o inicio deste nosso século, o prémio já tinha comtemplado 2 norte-americanos ( Jimmy Carter - 2002 - ex.presidente dos E.U.A. e Al Gore - 2007 - ex Vice presidente durante a administração Clinton).
1 ganês ( Kofi Annan - 2001 - presidente da O.N.U) a quem se reconhece a luta e dedicação por um mundo mais organizado e pacifísta.
1 iraniana ( Shirin Ebadi - 2003 ) pela sua acção como activista dos direitos humanos.
1 queniana ( Wangari Maathai - 2004 ) ambientalista e activista dos direitos humanos.
1 egipcio ( Mohamed ElBaradei - 2005) pelos seus esforços no uso militar da energia nuclear e assegurar os seus fins como fins pacíficos.
1 banglês ( Muhammad Yunus - 2006 ) criador de um banco de micro-credito com o fim de desenvolver económico-socialmente as classes mais desfavorecidas e pessoalmente a melhor entrega deste prémio neste século.
1 finlandês ( Martti Ahtisaari - 2008 ) pela sua contribuição para a solução de conflitos em vários continentes durante mais de 30 anos.

Se sobre Jimmy Carter estou inteiramente de acordo, já que durante a sua presidência e posteriormente, sempre lutou pela solução de conflitos( o tratado para a devolução do canal do Panamá ao próprio Panama, relações diplomáticas com a China, alguns acordos com Cuba que visitou 20 anos depois de ser presidente), já sobre Al Gore acho infundada a atribuição de tal galardão.

Al Gore, que ficou conhecido pelo seu documentário " Uma verdade incómoda" , nada fez pela paz.

Pior, durante o mandato como vice-presidente dos E.U.A., Al Gore, juntamente com o presidente Clinton fizeram várias atrocidades , mesmo ao ambiente que agora tanto o preocupa.

Por cada conferência que demonstra sobre o que está actualmente a acontecer ao clima e ambiente, segundo os seus estudos, Al Gore cobra 470€ + iva.

Já juntamente com Clinton, Al Gore invade o Iraque, bombardeia a Somalia, ocupa o Haiti, faz bloqueio maritimo á antiga Joguslávia, financia grupos islamitas na Chechénia, impõe enbargo económico e bombardeia o Sudão, só para citar alguns e depois recebe o Prémio Nobel da Paz.
Quanto a Barack Obama é pura e simplesmente uma aposta no futuro, com a esperança que de facto consiga mudar alguma coisa.

Não podemos esquecer que as nomeações fecharam a 1 de Fevereiro e Barack Obama só tinha 2 semanas de presidência nessa altura

Havia muitas nomeações, algumas com provas dadas de grande combate contra a pobreza, para a resolução de conflitos, mas o Comité decidiu que " pelos esforços diplomáticos internacionais e cooperação entre os povos" Barack Obama seria o eleito.

Para mim será muito cedo para esta atribuição, pois fez muito pouco para o merecer e algumas atitudes , como o abandono das duas guerras onde se encontram e a recusa de receber os prisioneiros de Guantánamo em solo americano, são duas das razões que me fazem duvidar sobre a tão esperada mudança .
Ass. 15

0 pensamentos:

Enviar um comentário