02 fevereiro 2011

O ambiente e o dinheiro

Como todos sabemos, o principal motivo que nos leva a sair de casa para trabalhar ,é obtermos um rendimento no final do mês para fazermos face aquilo que consumimos durante esse mês.
Não estou a ver ninguém a levantar-se para trabalhar de borla.( excepto raras excepções e em casos pontuais).

Agora a minha pergunta é:
Se te oferecerem 1500 euros por mês para ires trabalhar num sítio , que mal te levantas já estás a pensar:" Fo+**-se, lá vou eu ter que ir para aquela me+**a, ou se te oferecerem 750 euros e fores para um trabalho em que te sintas bem e te levantes e digas:" hoje tenho que tratar deste assunto e depois vou ver se consigo terminar aquilo que deixei pendente ontem, por qual deles optas?
Pelo que te dá mais dinheiro e tu detestas devido ao ambiente ser péssimo, ou pelo que te oferece menos, mas onde tu te sentes útil, especial , onde todos podem falar com todos sem ser uma espécie de regime militar?

Pois, foi o que eu pensei,o dinheiro é importante, mas não é tudo.

Teres um ambiente de trabalho mau, implica que tu descarregues em casa as tuas frustações, porque já vens mal disposto e embora se diga que se deve separar as águas, conseguir fazer isso é muito difícil.
Sendo assim, além de um mau ambiente laboral, consegues fazer com que o teu ambiente familiar também não seja dos melhores, não tendo paciência para aturar ninguém ( nem mesmo o teu filho que te pede para brincar ou para o ajudar nos trabalhos escolares), a única coisa que sabes dizer é para não te chatearem , porque tiveste um dia de cão, sendo que o único resultado positivo é o de conseguires juntar algum dinheiro no final do mês.

Pelo contrário, quando ganhas menos mas tens um ambiente de trabalho que faz com que te levantes de manhã e saibas que , embora o dia possa ser cansativo, trabalhas com vontade, gosto e boa disposição, as 8 horas de trabalho passam muito mais rapidamente ( ás vezes tão rápido que nem temos tempo de fazer tudo a que nos propusemos nesse dia) e chegas a casa com a satisfação de dever cumprido e com paciência para ouvir os teus filhos e mulher, porque estás de bem com a vida.

Embora em termos monetários possas ter algumas dificuldades para esticares o dinheiro até final do mês, em termos psicologícos andas muito mais feliz.

Até para a própria empresa é um benefício, pois todos sabemos que um bom ambiente laboral permite melhorar a capacidade de organização para obter uma melhor performance em termos de lucros.

Deixo agora 8 perguntas para saberes se o teu emprego tem um bom ambiente de trabalho.

1.Os funcionários têm o hábito de trabalharem unidos?
2.Os teus colegas sentem-se compreendidos e aceites?
3.Podes confiar no teu chefe?
4. O chefe trata os funcionários com gentileza e consideração?
5.O chefe apresenta preocupação com os direitos dos empregados?
6.Cada funcionário mantem os outros informados sobre o que fazem na empresa?
7.Os funcionários apresentam sugestões para alcançarem o melhor desempenho?
8.Todos os funcionários colaboram entre si para desenvolverem e aplicarem novas idéias?

Ass: 15

0 pensamentos:

Enviar um comentário